Reflexões‎ > ‎

Orgulho de Pai

Publicado a 13/04/2010, 15:57 por Luís Gonçalves
Hoje decidi dedicar algumas linhas destes meus escritos aos meus filhos, esperando que os meus estimados Leitores me compreendam.

Os meus filhos sempre me proporcionaram grandes alegrias e foram sempre o melhor incentivo para o meu trabalho e quando, em Março de 2003, tive graves problemas cardíacos que me colocaram à beira da morte, foi a eles que fui buscar o suplemento da vontade de viver que foi decisivo para a minha sobrevivência.

A sua educação e formação académica transformaram-se no grande objectivo da minha vida, comungado com a mãe. Neste capítulo, ela merece todo o meu reconhecimento pela dedicação com que sempre os acompanhou, de uma forma mais próxima do que eu, uma vez que eu estive sempre mais ausente devido à minha dedicação à causa pública, primeiro como dirigente associativo e depois como Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sardoal. Reconheço, hoje, que a Família foi injusta e excessivamente sacrificada em resultado do exercício dessas funções.

Sempre gostei de provérbios chineses, resultantes de uma cultura milenar, a cuja sabedoria fui buscar um dos lemas que têm orientado a minha vida; «Se vires um pobre, com fome, à beira de um rio, não lhe dês comida, ensina-o a pescar.»

Foi este lema que me guiou ao longo da sua formação, em que procurei inculcar-lhes métodos de trabalho, para que não cedessem a facilitismos, daí que eles tenham enveredado, quando ingressaram no ensino superior, por cursos com um grau elevado de dificuldade e exigência.

O mais velho, o Luís Filipe, licenciou-se, ainda antes do Protocolo de Bolonha, em Matemática/Informática, na Universidade da Beira Interior, Covilhã. Depois de alguns anos de trabalho na área da Informática (Gestão de Bases de Dados), passou a integrar, desde o passado dia 1 de Abril, a Direcção de Exploração (Equipa Business Inteligence)  da TMN, do grupo PT.

Um dos gémeos, o Pedro Miguel, licenciou-se (Protocolo de Bolonha) em Matemática Aplicada e Computação, no Instituto Superior Técnico e actualmente frequenta o mestrado em Matemática Financeira, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Está a frequentar um estágio na RTP, e já foi convidado a ingressar nos quadros da referida Empresa no próximo mês de Maio, altura em que termina o estágio.

Recebeu recentemente um convite para trabalhar em Londres, na J.P.Morgan, uma importante consultora internacional da área financeira, cuja eventual aceitação será analisada após a conclusão do mestrado que está a frequentar.

O outro gémeo, o Tiago Miguel, licenciou-se (Protocolo de Bolonha) em Engenharia de Telecomunicações e Informática, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), onde está a terminar o mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática.


Foi o Tiago a razão próxima deste meu post, em resultado de ter sido seleccionado para participar na Conferência Internacional EuroITV 2010 - 8th European Conference on Interactive TV and Video (site: http://www.euroitv2010.org/), que se vai realizar na cidade de Tampere, na Finlândia, onde apresentará, no dia 9 de Junho, uma comunicação científica de sua autoria, intitulada: «Using metadata in videoquality assessment based on the structural similarity (SSIM) índex metric.».

Orgulho-me muito das suas capacidades científicas e profissionais, mas não me orgulho menos das suas qualidades de cidadania, que assentam no profundo respeito que sempre lhes inculquei pelos valores da democracia, do respeito pelos outros, da ética e do civismo participativo.

 Permitam que lhes deixe aqui expresso o meu orgulho de pai e os meus votos de uma vida plena de sucessos e felicidades.

É esse o meu maior sonho, enquanto pai.

Comments