Início‎ > ‎Sardoal: 1900-1920‎ > ‎

15. Notícias de há 100 anos (V)

10 de Julho de 1910

Sardoal

 

De visita a sua família encontra-se nesta vila os Srs. Cónego João H. Sequeira Mora e Cândido Gaspar comerciante em Santarém.

 

Deu à luz uma robusta criança do sexo feminino, a esposa do nosso amigo Sr. João Pereira de Matos.

Parturiente e recém nascida acham-se bem, os nossos parabéns.

 

Administrador do Concelho

 

Foi nomeado administrador do concelho do Sardoal, o Sr. Abílio da Fonseca Matos e Silva, conceituado proprietário e industrial deste concelho.

A sua nomeação foi bem recebida e cremos não haver motivo para o contrário, visto tratar-se de um cavalheiro honesto e ilustrado, e de mais filho da terra.

Em todo o caso é sempre bom cortar a direito!... para não haver motivos para queixas.

 

17 de Julho de 1910

Sardoal

Agradecimento

 

Rita da Fonseca Morais, completamente restabelecida da grave doença que a acometeu, vem por este meio agradecer a todas as pessoas que se interessaram pelas suas melhoras, e muito especialmente às amigas que lhes deram provas de enfermeiras solícitas, não abandonando o seu leito durante o período da sua grave doença.

Especializa o Exmº Sr. Dr. José Gonçalves Caroço distinto médico desta vila, pela solicitude, carinho e saber que lhe dispensou, e que triunfou da doença e que felizmente me encontro restabelecida.

A todos pois a sua indelével gratidão.

 

 

JORNAL DE ABRANTES

24 de Julho de 1910

Correspondências-Sardoal

Sociedade de Artistas

 

Tem apenas seis meses de existência, e já tem grande número de sócios, entre os quais se encontram os principais artistas desta vila, que compenetra que a Associação lhes é útil e necessária, trabalham com afinco e persistência, congregando esforços e unindo vontades, no intuito de formarem um núcleo associativo que se impunha ao respeito e consideração de todos.

Para avaliar o trabalho insano dos seus organizadores, basta dizer que ela vive e progride num meio, em que o movimento associativo era desconhecido e um certo desdém da parte de muitos que a podem auxiliar, tanto moral como materialmente, porque poucos eram os que acreditavam no seu triunfo.

Hoje, porém, que a sua organização é um facto consumado, e que todos lhe reconhecem condições de vida, forçoso é redobrar de energia, sem esmorecimentos nem desfalecimentos de espécie alguma porque lutar é viver e quanto mais enérgica é a luta, mais retumbante é o triunfo.

Está provado, que é por meio da associação que o operário pode reclamar o maior número de direitos e regalias a que quem jus, senão vejamos os conflitos que amiudadas vezes se estão dando entre patrões e operários, em que o triunfo é sempre destes quando tem a sua força bem organizada e disciplinada. Da actual direcção tudo há a esperar, porque ela é composta por indivíduos que não perderão um passo sequer, que possa influir na conquista dos direitos e regalias que o operário luta.

No último domingo realizou-se na sede da Associação um baile que decorreu bastante animado.

Consta-nos que pensam realizar no próximo mês de Setembro um festival.

Oxalá que não esmoreçam e que todos os projectos se convertam em realidade.

 

Deu à luz uma criança do sexo masculino, a esposa do nosso amigo António Dias Conde. Mãe e filho encontram-se bem. Parabéns.

 

Já tomou posse do lugar de administrador deste concelho o nosso amigo Sr. Abílio Matos e Silva.

Ao acto de posse assistiram os seus amigos pessoais e políticos.

Endereçamos-lhe os nossos parabéns, fazemos votos para que ele sempre inspire nos princípios liberais, cumprindo e fazendo cumprir a lei sem agravar ninguém.

22-7-1910

 


Foi nomeado regedor desta freguesia o Sr.António Cascalheira, comerciante desta vila. do nomeado muito há a desejar atendendo à sua rectidão de cavalheiro.

 

Também foi nomeado regedor para a freguesia de Alcaravela, o Sr. Pires proprietário da mesma freguesia.

Comments