Início‎ > ‎Património Cultural‎ > ‎Igreja Matriz‎ > ‎

4. Outros Motivos de Interesse

Numa visita detalhada e acompanhada, poderão ser apreciados os riquíssimos conjuntos de Vasos Sagrados e de outros objectos preciosos e alfaias de culto, de paramentaria, mobília, livros religiosos e objectos de piedade (imagens).

Na Casa da Irmandade do Santíssimo guarda-se uma interessante colecção de castiçais de estanho (D. João V e D. José) e de livros ( antifonários, artes de cantochão, etc.) e algumas imagens de grande valor, entre outras alfaias de culto, a merecer uma visita atenta e demorada.

Como exercício propõe-se a identificação das imagens religiosas que decoram o interior da Matriz. A enumeração das mesmas que se segue, pode não estar inteiramente correcta, uma vez que foi retirada de um inventário de 1911/12, mas pode ser um bom ponto de partida.

S. Tiago, S. Mateus, Senhora da Conceição, Senhora do Pranto, Santo António, Santa Luzia, Salvador do Mundo, Senhor das Chagas, Senhora das Dores, São Roque, São Pedro, Santo André, São Luís de Gonzaga, São Nicolau, São Jacinto, Santa Isabel, São Domingos, São João Baptista, Senhora da Luz com o Menino, São Zacarias, Senhora do Rosário, São José e Senhora da Piedade.

Antes ou depois de uma visita à Matriz, recomenda-se uma passagem pelo Adro da Igreja, para apreciar a paisagem deslumbrante que se tem a sul e a poente.

Comments