Início‎ > ‎Sardoalenses Ilustres‎ > ‎

Padre Francisco Alves Ferreira

Nasceu no lugar dos Valhascos, então freguesia de São Tiago e São Mateus do Sardoal, aos 26 de Agosto de 1860, filho de Manuel Alves Ferreira e de Florinda Maria, também conhecida por Florinda Rosa.

Recebeu a Prima Tonsura , as Ordens Menores  e a de Subdiácono, conferidas por D.José Maria da Silva Ferrão de Carvalho Martens, na Capela do Real Colégio das Missões, em Chelas, Lisboa.

As Ordens de Diácono e Presbítero recebeu-as, na Capela do Paço Episcopal de Badajoz, conferidas pelo respectivo Bispo, D. Fernando Ramirez y Vasquez, em 28 de Fevereiro de 1885 e 19 de Junho de 1886.
Paroquiou a Freguesia de São Silvestre da Aboboreira, desde 1886 a 1890.

Apresentado na Freguesia de Santa Clara de Alcaravela por decreto de 22 de Maio de 1890, nela foi colado em 1 de Agosto, tomando posse em 7 desse mesmo mês e ano de 1890.

Assim foi o Prior de Alcaravela durante os últimos vinte anos da Monarquia e nos dois primeiros da República. Estes últimos, como, em geral, no País, não foram totalmente calmos, mas não lhe faltou quem se encarregasse de afastar os incómodos energúmenos que, vindos de fora da terra, nada nem ninguém respeitavam. Não sabemos até que ponto estes incómodos terão contribuído para a sua morte ocorrida em Alcaravela a 27 de Janeiro de 1913. Era irmão do Bispo de Viseu.
Comments