Reflexões‎ > ‎

Boas Festas

Publicado a 22/12/2011, 10:19 por Luís Gonçalves
NATAL: A FESTA DA FAMÍLIA

Quando eu era criança não se falava do Pai Natal. A figura central da quadra natalícia era o Menino Jesus e a construção do Presépio era o momento alto dos dias que antecediam o Natal. Na casa dos meus pais nunca se armou uma árvore de Natal e as poucas prendas que eu recebia eram colocadas no sapatinho que eu, ingenuamente, deixava na lareira, na esperança de que o Menino Jesus descesse pela chaminé e ali deixasse os ambicionados presentes que povoavam os meus sonhos infantis,
Com excepção dos dois dias de Natal que passei no Ultramar (um em Angola e o outro em Moçambique) durante a Guerra Colonial, os meus Natais foram sempre passados em Família, primeiro na casa dos meus Pais e, pelo menos, nos últimos 30 anos, em minha casa.
Com o nascimento dos meus Filhos o Natal ganhou um novo significado e consagrou ainda mais a minha convicção de que o Natal é, por excelência, a Festa da Família.
Como católico comemoro, também, no dia 25 de Dezembro, o nascimento de Jesus, tão simbolicamente evocado no Presépio, que é, para mim, a imagem da unidade familiar e da harmonia que deve existir no seio da Família, enquanto célula fundamental da sociedade em que vivemos.

Para todos, os meus sinceros votos de um Natal Feliz, vivido na harmonia familiar e um próspero ano de 2012, com muita saúde, esse bem inestimável a que só damos verdadeiramente valor quando o perdemos, sendo esta uma verdade que a minha experiência pessoal tem vindo a confirmar nos últimos nove anos!
Comments