Início‎ > ‎Sardoalenses Ilustres‎ > ‎

Padre Dr. Luís de Andrade e Silva

Nasceu em 11 de Julho de 1887, em Entrevinhas, Freguesia de São Tiago e São Mateus do Sardoal, de pais relativamente abastados.

As primeiras letras fê-las, como os seus conterrâneos José e António Joaquim da Silva Martins, na próxima aldeia da Presa, da freguesia de Santa Clara de Alcaravela, onde os atraía um treinado, embora “interino” Professor Primário, Francisco Martins Pimenta que durante dezenas de anos fora o único “Mestre - Escola” das crianças da freguesia de Alcaravela e redondezas.

Não possuo elementos para indicar a escola onde terá  feito os “preparatórios”, inclinando-me para o Seminário de Santarém. A Coimbra foi buscar os bacharelatos em Teologia e Direito Civil.

Desde 1913, até ao falecimento, ocorrido em Vila Nova de Ourém, a 29 de Dezembro de 1965, viveu sempre nesta vila onde era Notário e exercia a advocacia. Vinha muitas vezes ao Sardoal, onde sua família acabou por se fixar, sobretudo nas festas, passando aí, a gosto, a Semana Santa, onde o seu verbo era apreciado nos famigerados sermões de Sexta - Feira Santa, e não só.

Foi uma figura de padre e funcionário muito popular, tanto em Vila Nova de Ourém, como no Sardoal. 
Comments