Arquitecto Raul Lino – Projectos e estudos elaborados para a Vila de Sardoal
Conforme noticia o jornal «Correio de Abrantes» que a seguir se transcreve, o arquitecto Raul Lino esteve na vila de Sardoal a convite do Dr. David Serras Pereira.
«CORREIO DE ABRANTES
7 de Agosto de 1932
Embelezamento da Vila
Esteve na passada semana nesta vila o notável arquitecto Raul Lino, a convite do nosso amigo Dr. Serras Pereira veio estudar a possibilidade do embelezamento desta linda terra.
As impressões colhidas foram altamente lisonjeiras para os sentimentos bairristas dos sardoalenses.»
Dessa visita resultaram alguns projectos e estudos de arquitectura para intervenções no Sardoal. Tanto quanto sei, para além dos pequenos apontamentos como as floreiras, pelo menos três foram executados: o Pelourinho (reconstituído com base nos elementos e memórias do pelourinho antigo), a fonte da Praça da República e os muros envolventes do antigo dispensário da Assistência Nacional aos Tuberculosos (ANT), que foi depois do Serviço de Luta Anti-Tuberculosa (SLAT). De referir que o dispensário foi construído com base num projecto-tipo do arquitecto Carlos Ramos.
Dos projectos de Raul Lino, o da reconstrução de uma casa no Passeio (Rua da Portela) não terá sido executado. Essa casa, popularmente chamada «Casa da Rita Pelada», foi demolida por volta de 1980. A pérgula e arranjo do miradouro do Ramal chegou a ser construído, mas foi demolido na mesma altura.
Seria muito interessante que futuros projectos de reabilitação fossem realizados com base nos projectos originais, procurando repô-los, alvitre que deixo à consideração da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia.
Em anexo publicam-se esses trabalhos de Raul Lino, a partir dos arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian, a quem presto a minha homenagem pelo trabalho que tem desenvolvido em prol da difusão da Cultura no Concelho de Sardoal.